Linhas de Pesquisa

 1 – Eletroanalítica

O objetivo geral desta linha de pesquisa é o estabelecimento de procedimentos analíticos alternativos para uma ampla gama de analitos/amostras empregando-se as várias técnicas eletroanalíticas e diversos tipos de materiais de eletrodo. Neste contexto geral, vários trabalhos têm sido desenvolvidos recentemente pelo grupo, utilizando-se os seguintes tipos de eletrodos, técnicas eletroanalíticas e analitos:

a) Materiais de eletrodo investigados: eletrodos a base de nanopartículas metálicas e nanotubos de carbono, eletrodos de filmes de bismuto, eletrodos de diamante dopado com boro e eletrodos de nitreto de carbono amorfo;

b) Técnicas eletroanalíticas: potenciometria, amperometria e voltametrias;

c) Classes de analitos investigados: analitos de interesse farmacêutico, alimentício, biológico e ambiental.

2 – Instrumentação Analítica

Objetiva-se nesta linha de pesquisa desenvolver equipamentos simples, portáteis e de baixo custo que possibilite a análise in situ de amostras com transmissão instantânea de dados. Com este propósito têm sido projetados pelo grupo:

a) Potenciostato/galvanostato microprocessado portátil;

b) Fluorímetro/Fotomêtro portátil;

c) Turbidímetro microcontrolado portátil;

d) Dispositivos e softwares dedicados à transmissão automática de dados.

3 – Análise por Injeção em Fluxo (FIA -  Flow Injection Analysis)

A realidade em laboratórios de análises químicas exige o estabelecimento de procedimentos analíticos automatizados que permita a análise de um número cada vez maior de amostras atendendo-se a uma série de critérios, como baixo custo, rapidez, simplicidade operacional, precisão/exatidão, etc.. Neste cenário, o grupo tem investigado exaustivamente a adaptação de sistemas de detecção eletroquímica a processos de análise por injeção em fluxo.

4 – Ensino de Química

Nesta linha de pesquisa, objetiva-se atender a uma necessidade cada vez mais crescente no cenário nacional do ensino de química, que é o estabelecimento de experimentos simples e de baixo custo que demonstre a aplicabilidade dos conceitos teóricos abordados em sala de aula. Deseja-se que os experimentos didáticos desenvolvidos pelo grupo melhore a compreensão dos conceitos químicos dentre os discentes e, além disso, desperte entre estes a consciência sobre a importância da química e da ciência como um todo para o desenvolvimento da sociedade e garantia do bem estar de todos.